De acordo com a corporação, a espécie é visita frequente em imóveis da Região Central da cidade por causa do desmatamento de uma área verde próxima que servia de abrigo para os animais. Conforme a assessoria do 7º Batalhão, as ocorrências envolvendo os marsupiais são comuns e os moradores já estão habituados a ligar para o Corpo de Bombeiros nestas situações. Moradores informaram que o corte teria sido feito por uma escola do bairro.
Ao chegar ao local, os militares encontraram o animal em situação de risco, em cima de uma árvore junto ao muro da residência. Dada a agressividade do saruê, foram utilizadas técnicas de salvamento terrestre. Após a captura, o animal foi devolvido sem ferimentos ao seu habitat natural, em outra região do município.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Montes Claros, a prefeitura não confirma o desmatamento e não recebeu nenhuma reclamação ou denúncia de cortes no local. Também não foi protocolada nenhuma fiscalização para este fim na região. O em.com.br tentou entrar em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente da cidade mas as ligações não foram atendidas..