Quadrilha suspeita de uma série de furtos a residências em diferentes bairros de Belo Horizonte foi presa pela Polícia Civil. Seis homens foram apresentados na tarde desta segunda-feira junto a vários materiais roubados. Entre as casas assaltadas está a do delegado aposentado João Reis, ex-chefe da Divisão de Operações Especiais (Deoesp), e também a de um oficial da Polícia Militar (PM). Um integrante do grupo ainda é procurado por equipes da 4ª Delegacia Especializada em Repressão às Organizações Criminosas.
As investigações começaram em outubro de 2014. O grupo é suspeito de praticar pelo menos oito furtos a residências nos últimos quatro meses. Eles atuaram em imóveis nas ruas Eduardo Prado, no Bairro Gutierrez, Alumínio, no Serra, Penafiel, no Anchieta, Crispim, no Bairro Pirajá, Desembargador Alarico Barroso, Bairro Ouro Preto, Delfinópolis, Bairro Renascença, Vesta, no Bairro Alto dos Pinheiros, e João Luiz de Campos, Bairro Nova Cachoeirinha.
Os criminosos agiram sempre da mesma maneira.
A entrada nos imóveis era facilitada pela habilidade de um dos integrantes do grupo. “Um dos criminosos era serralheiro e tinha o conhecimento de abrir diversos portões”, comenta o delegado.
Os policiais conseguiram identificar todos os membros da quadrilha e pediram a prisão dos criminosos, o que foi acatado pela Justiça. Os primeiros as serem presos foram Diego Rosa da Silva, o Galão, de 27 anos, considerado o líder do bando, Flávio Lúcio da Silva, 31, Taynan Luiz Fabri, 20, e Éder Rodrigues Souza, de 28, em 6 de março. Com eles, foram encontrados diversos objetos roubados das casas e um veículo clonado.
Quatro dias depois, foi cumprido o mandado de busca e apreensão na casa de Marcus Vinícius Lopes dos Santos, de 31. Na casa dele estavam televisores, notebooks, bijuterias, relógios, mochilas, entre outros produtos de roubo. Já Reinaldo Barbosa Erminio Siqueira, de 20, foi preso pela PM com um carro roubado.
Durante a apresentação na tarde desta segunda-feira a polícia mostrou diversos produtos levados das residências, como aparelhos eletrônicos, joias, relógios e roupas.
O roubo na casa do delegado aconteceu no dia 1º de março. De acordo com o boletim de ocorrência, João Reis chegou em casa por volta das 12h e encontrou a casa arrombada. Ao entrar no imóvel, notou que alguns objetos tinham sido revirados e outros roubados. Os criminosos levaram joias, aparelhos celulares, notebook, óculos, um carregador de arma sem munição e outros pertences pessoais da família.
Os seis presos serão indiciados por furto qualificado, associação criminosa e receptação. A polícia ainda tenta encontrar outro integrante da quadrilha que já está identificado. .