Um avião em que viajava o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) teve que abortar o pouso no Aeroporto Cirilo Queróz, em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, por causa da falta de energia elétrica na pista. A aeronave havia decolado de Brasília, por volta de 16h, e chegaria ainda durante o dia na cidade do interior de Minas. No entanto, devido à chuva no meio do caminho, teve que mudar a rota e ultrapassou o horário do pôr do sol. De acordo com o deputado, ele iria até Almenara para receber um título de cidadão honorário e estaria voando apenas com os dois pilotos. Carros de pessoas que esperavam o deputado para a homenagem chegaram a ser estacionados próximo à pista para tentar iluminar o local com faróis. Porém, o piloto desistiu de descer e foi para Belo Horizonte.
“Como eu já pousei lá outras vezes, sabia que o aeroporto não tinha iluminação na pista. Mas, não fosse o desvio da rota por causa da chuva, teríamos chegando ainda com luz, o que não ocorreu. Evidentemente não desceria sem segurança e, por isso, decidimos seguir para Belo Horizonte”, afirmou Reginaldo Lopes. Ainda segundo o deputado, a torre de comando do aeroporto chegou a autorizar o pouso, casa houvesse emergência, mas não havia.
De acordo com o soldado Walace Franca, da Polícia Militar (PM), a corporação chegou a ser acionada. “Quando chegamos ao local, a aeronave já estava sobrevoando a área do aeroporto. O piloto tentou pousar, mas não conseguiu por causa da falta de iluminação. Eles não avisaram que iriam chegar, pois se tivessem avisado, teríamos tentado fazer um sistema uma iluminação previamente”, comentou.
Segundo o soldado, o aeroporto só receber voos durante a tarde. “O aeroporto não tem condições de operar durante a noite. Lá é de excelente porte, mas está há vários anos sem iluminação. Até passou por reformas há pouco tempo”, disse o soldado. A Infraero no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, informou que uma aeronave vindo de Almenara pousou no terminal às 21h05.