Os atrasos na distribuição das vacinas começou no início deste ano. Conforme o Ministério da Saúde, os laboratórios que produzem seis das 27 vacinas oferecidas ao SUS realizaram recentemente reformas “para reforçar a qualidade dos produtos”. O procedimento causou a demora do repasse, que começou a ser regularizado nesta sexta-feira.
Minas Gerais estava com atrasos na tetra viral e na BCG. Hoje, um carregamento com 26 mil doses do primeiro medicamento chegou ao Estado. Conforme a Secretaria de Saúde, o medicamento está sendo acondicionado em uma unidade de armazenamento para serem distribuídas as 28 Regionais de Saúde, que vão fazer a entrega aos municípios.
Sobre a BCG, o órgão informou que foram solicitadas 220 mil doses da vacina. Destas, 51, 8 mil foram recebidas no fim de fevereiro e, outras 51,8 mil, têm previsão de entrega até o fim de março.
Na capital mineira, as vacinas em falta são BCG, Tetra Viral, Dupla Adulto, VERO (Vacina contra raiva) e Febre Amarela. No caso das vacinas Dupla Adulto, VERO e Febre Amarela, a redução de doses recebidas pelo município não está afetando o atendimento à população, segundo a secretaria municipal de saúde. O órgão tinha doses em estoque.
A situação é complicada no caso da BCG. Por causa da situação de falta da vacina, estão sendo feitos agendamentos para receber as doses. Nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não recebeu nenhuma dose das vacinas. .