Mais uma vez, motoristas sofrem com incidentes envolvendo veículos de grande porte na BR-381, entre Belo Horizonte e São Paulo. Uma carreta com carga excedente sofreu uma pane elétrica no fim da noite de sábado no km 522, em Brumadinho, na região metropolitana, e depois se incendiou. A pista está totalmente fechada e ainda sem previsão de liberação. Um grande congestionamento se estende pela rodovia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta, que pesa aproximadamente 534 toneladas, seguia de Belo Horizonte para São Paulo quando apresentou problemas mecânicos. O veículo pegou fogo e ficou completamente destruído. Por causa disso, a pista foi fechada às 23h. Ainda não há previsão para a liberação da pista. Um guincho próprio para veículos de grande é esperado no local do acidente.
Interdições na BR-381 por causa de acidentes com carretas não são novidades. Em 2 de março, a rodovia ficou fechada por 30 horas devido ao tombamento de uma carreta carregada com produtos químicos em Igarapé, na Grande BH. Na ocasião, o congestionamento ultrapassou cinco quilômetros ao longo da via.
No final de dezembro, uma carreta carregada de combustível no km 525, em Brumadinho, na Grande BH, no sentido capital mineira / São Paulo. O motorista morreu. A rodovia ficou interditada por 17 horas, o que gerou um congestionamento de mais de 18 quilômetros.
Anel Rodoviário
O trânsito do Anel Rodoviário no Bairro São Francisco, na Pampulha, ficou interditado por seis horas para a construção de uma passarela pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a nova estrutura foi colocada no local. A pista ficou fechada das 23h de sábado até às 5h deste domingo.
Os moradores da região do Bairro São Francisco ficaram sem a passarela desde outubro do ano passado quando um caminhão bateu na mureta que divide as pistas do Anel Rodoviário, invadiu a contramão e derrubou o escoramento central da estrutura. Depois de atravessar a via, o caminhão foi atingido por um Fiat Fiorino e dois outros veículos se envolveram no desastre.
A passarela de aproximadamente oito toneladas não desabou, mas, como vários pedaços de ferragem ficaram pendurados, o tráfego permaneceu fechado por quase sete horas, causando um engarrafamento quilométrico, com reflexos nos principais corredores da cidade.