Depois de longas filas e transtornos, o trânsito na a BR-381, Rodovia Fernão Dias, foi totalmente liberado na manhã desta segunda-feira em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trecho ficou fechado por 31 horas em razão de uma pane em um caminhão que integrava um comboio de 540 toneladas e mais de seis metros de largura, na noite de sábado. O veículo pesado era um dos puxadores de um transformador de 238 toneladas que saiu de Betim, na Grande BH, e iria para o Rio de Janeiro. Carros, caminhões e carretas formaram uma fila de quase 20 quilômetros em direção à São Paulo.
A concessionária e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informaram que houve pane com princípio de incêndio no motor e falha no sistema de freios do veículo. Ele se assemelha a um trator e era um dos dois puxadores do comboio. Somente no início da tarde de ontem, após quebrar 40 metros em dois pontos da mureta central da rodovia, é que o tráfego voltou a fluir, porém, no esquema siga e pare. A ideia de abrir a passagem foi de motoristas, que chegaram a fechar a pista no sentido BH, para protestar contra a demora na liberação do trânsito. O trabalho para quebra da mureta começou às 11h. Para seguir em frente, os motoristas precisaram passar pela abertura improvisada na estrutura de concreto, andar aproximadamente 100 metros na contramão, e voltar ao sentindo normal, depois de atravessar a segunda abertura.
DESVIO Enquanto isso, os veículos que seguiam em direção a BH tinham que aguardar quase 30 minutos, causando congestionamento na pista contrária de quase sete quilômetros, de Brumadinho até a entrada de Rio Manso. Para diminuir o impacto no trânsito, técnicos da Autopista, com apoio de policiais rodoviários, orientaram os condutores a passar por um desvio na altura do km 520 da 381, em Betim, acessando a BR-262, MG-050, até Itaúna, MG-431 até Itatiaiuçu para retornar à 381, na altura do km 536.
Segundo a PRF, o incidente com o trator que puxava a carga excedente ocorreu por volta das 22h30. Com os veículos e o transformador atravessados nas duas pistas, em menos de meia hora, o trânsito parou totalmente. O inspetor Aristides Júnior, assessor de comunicação da corporação, explicou que, como o trator que puxava o transformador já estava na descida da serra, carros, caminhões e carretas que seguiam atrás acabaram retidos. “Esse tipo de transporte é muito lento. Como a carga é bastante pesada, além de larga, a velocidade não passa de 20km/h.
Para Aristides Júnior, a ausência de dispositivos eletrônicos, como painéis luminosos, para orientar os motoristas sobre a situação na rodovia e opções de retorno e desvio, contribuiu para o caos. “Lançamos a informação da retenção na via Twitter por volta das 3h. Mas não são todos os motoristas que consultam a rede social da PRF, além do mais, naquele trecho o sinal da internet ou rádios não é bom. Também não temos condições de parar todos os motoristas e avisar”, disse. A Autopista informou que um painel eletrônico posicionado no km 490 da rodovia, em Betim, informou os motoristas sobre a interdição e o desvio, além de ter disponibilizado a informação também pelo atendimento telefônico da empresa.