O policiamento foi reforçado no Morro das Pedras, Região Oeste de Belo Horizonte, para tentar prender uma quadrilha suspeita de atear fogo em pelo menos três ônibus na noite desta segunda-feira. Os veículos foram atacados na Avenida Raja Gabaglia, Rua Geraldo Vasconcelos e também na Vila Leonina. Em um dos veículos, os vândalos deixaram um cartaz com o recado dizendo que enquanto não houver justiça, os ataques irão continuar.
Os atos de vandalismo seriam, segundo a Polícia Militar (PM), em represália contra a morte de um jovem durante perseguição policial nesse domingo. Em uma das ações, 20 homens encapuzados cercaram um veículo na Avenida Raja Gabaglia, no Bairro Estoril, Região Oeste de Belo Horizonte, e atiraram um tijolo contra o vidro do ônibus.
O coletivo, da linha 4110, faz a ligação entre os bairros Dom Cabral e Belvedere. Após o motorista parar o veículo, o grupo ordenou que todos os passageiros descessem e, em seguida, atearam fogo nos bancos. O próprio condutor conseguiu conter as chamas. Ele e o auxiliar de viagem seguiram até a 126ª Cia da PM para o registro da ocorrência.
“O trânsito estava lento na avenida quando, próximo ao ponto do número 2.200, um homem com um galão fez sinal para parar. Cheguei a tentar tirar o extintor, pois imaginei que ele ia tentar queimar o carro. Foi então que surgiram várias pessoas com pedras e paus. Com ajuda de outros motoristas que passaram no local conseguimos impedir que o incêndio se alastrasse”, contou o motorista do coletivo.
De acordo com a PM, outros dois ônibus foram atacados na região. Os outros coletivos depredados foram, da linha 205 (Metro, Calafate e Buritis), da linha 9202 (Pompéia-Jardim América).
Ainda conforme a PM, militares do 22º e 5º Batalhão reforçam a segurança no Morro das Pedras e em outros locais próximos aos ataques para tentar identificar os criminosos. O grupo fugiu e ainda não foi encontrado.
Os militares acreditam que a motivação para os ataques é uma represália pela morte de um adolescente de 16 anos, durante uma perseguição na noite desse domingo. O menor estaria entre os autores de um roubo a um veículo que bateu em um poste, no Bairro Jardim América, também na Região Oeste, enquanto fugia.