As imagens de circuito interno dos ônibus atacados por vândalos na noite de segunda-feira na Região Oeste de Belo Horizonte já estão com a Polícia Civil. Os vídeos mostram o desespero dos passageiros quando o veículo é abordado e invadido por criminosos. Em um dos atentados, os criminosos estavam encapuzados e armados com revólveres, porém, em outro, não se preocupam em tampar os rostos. A Polícia Militar (PM) faz uma operação nas avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo para tentar identificar envolvidos e manter a tranquilidade dos moradores da área. (Veja o vídeo no fim da reportagem).
A situação mais tensa foi vivida por passageiros, a cobradora e o motorista do ônibus da linha 9202 (Pompeia/Jardim América). O veículo foi abordado quando passava pela Vila Leonina. Em uma das ruas, um grupo deu sinal. Quando o coletivo parou, aproximadamente 20 pessoas não deixam ele movimentar.
O motorista foi obrigado a seguir alguns metros pela via junto com dois criminosos, um que ficou ao seu lado e outro que foi para o fundo do veículo e até chegou a pegar objetos no caixa. Em determinada área, o jovem encapuzado ordena que o coletivo seja parado. Na cena, o suspeito aparece ameaçando o condutor, que levanta os braços e desce. Pouco tempo depois, volta para pegar uma bolsa e sai correndo pela rua.
Enquanto o motorista fugia, outro homem entra no veículo, espalha um líquido e depois acende o fogo. As chamas não chegam a se espalhar. Policiais militares chegaram e apagaram parte do incêndio.
O outro vídeo divulgado é do ônibus da linha 205 (Metrô, Calafate e Buritis). O veículo seguia na Avenida Barão Homem de Melo, quando a alguns quarteirões da UPA Oeste, um grupo parou o coletivo. Aproximadamente cinco homens entram e ordenam que os passageiros desçam. Os ocupantes, desesperados, se levantam e saem para a rua. Em seguida, um dos criminosos que estão com os rostos sem serem tampados, joga um líquido nas poltronas e, em seguida, ateia fogo.
As imagens do terceiro ataque não foram divulgadas. O condutor do ônibus, da linha 4110 (Dom Cabral/Belvedere), contou que trafegava pela Avenida Raja Gabaglia, sentido bairro, com cerca de 30 passageiros. “O trânsito estava lento quando, próximo ao ponto do número 2.200, um homem com um galão fez sinal para parar. De repente surgiram várias pessoas com pedras e paus, algumas com capuz. Com ajuda de outros motoristas que passaram no local conseguimos impedir que o incêndio se alastrasse”, contou.
Operação
A operação da Polícia Militar nas avenidas Raja Gabaglia e Barão Homem de Melo, Região Oeste de Belo Horizonte, deve continuar durante a noite desta terça-feira. As ações são realizadas para tentar identificar envolvidos no ataque a três ônibus na noite de segunda-feira e manter a tranquilidade dos moradores da área. Até as 16h, nenhuma pessoa foi presa. Ato de vandalismo teria sido cometido por causa da morte de um adolescente de 16 anos durante uma operação policial no domingo.
O patrulhamento preventivo está intensificado nas duas avenidas para garantir as fluidez no trânsito e evitar novos ataques. “Nada de anormal foi registrado nesta tarde. Nenhum incidente ou crime violento”, comentou o Tenente-coronel Antoniézio Alves de Sousa, comandante do 5º Batalhão da PM e responsável pela operação.
Ataque ao ônibus da linha 205 (Metrô, Calafate e Buritis)
Ataque ao ônibus da linha 9202 (Pompeia/Jardim América)