Os manifestantes se concentraram próximo a Estação José Cândido da Silveira e seguiram pela avenida até o Minas Shopping. O acidente aconteceu depois de uma briga entre o condutor do veículo e um vendedor, que não quis pagar passagens. Os dois entraram em luta corporal e o passageiro foi colocado para fora do veículo. Em outro trecho da via, amigos do jovem tentaram parar o coletivo. Porém, um deles acabou atropelado.
Um grupo de vendedores de balas estavam parados em um ponto de ônibus na Avenida Cristiano Machado, no Bairro União, Região Nordeste de Belo Horizonte. Eles alegam que o motorista se negou a abrir a porta do veículo, e arrancou para cima de três jovens.
Em depoimento aos policiais militares, o condutor do veículo contou uma versão diferente das testemunhas. Segundo ele, ao passar pela Praça São Vicente, no Bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte, foi abordado no semáforo por um vendedor de balas que pediu para entrar no veículo. Conforme o boletim de ocorrência, o motorista afirmou que negou o pedido, mas acabou surpreendido pelo jovem, que adentrou no coletivo e se sentou no banco dianteiro..