A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário discute nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Plano de Mobilidade/Programa Pedala BH. A audiência visa analisar rotas cicloviárias da capital, ouvir ciclistas e avaliar os impactos das ciclovias para comerciantes, moradores e pedestres.
O objetivo é conhecer detalhadamente a etapa em que se encontra o Plano de Mobilidade/Programa Pedala BH, analisar as rotas cicloviárias já existentes e as que ainda serão implantadas, apurando os impactos positivos dessas obras para a mobilidade, verificando, ainda, se estimularam o uso da bicicleta na cidade.
Leia Mais
Ciclovia rumo ao Oeste de BH representa parte mais perigosa de passeio de bikeCiclovias de BH são invadidas por pedestres, carros, carroças e até lixoParque Municipal no Centro de BH terá duas ciclovias infantisObstáculos e desrespeito inviabilizam o uso das ciclovias em Belo HorizontePrefeitura de BH abre licitação para a construção de ciclovia no Barreiro e Venda NovaProjeto incentiva uso da bicicleta para ida ao trabalho em Montes ClarosGoogle Maps disponibiliza ferramenta que mostra rota de bicicletas em Belo HorizonteMotorista estaciona ônibus de turismo em ciclovia da orla da Lagoa da PampulhaOutro tema em pauta são as bicicletas compartilhadas, do Bike BH, que integra, também, o Programa de Mobilidade Urbana da PBH. As estações onde estão disponíveis as bicicletas estão localizadas na Praça Rui Barbosa, Mercado Central, Praça Afonso Arinos e Praça da Liberdade e, para utilizar o serviço, é preciso comprar passes diários, mensais ou anuais. Usuários têm feito reclamações quanto à falta da manutenção das bicicletas.
Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo, BHTrans, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Federação Mineira de Ciclismo, Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências, União dos Ciclistas do Brasil, Montain Bike BH, Escola de Arquitetura da UFMG e Comerciantes da Rua Barão de Monte Alto.