A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário discute nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Plano de Mobilidade/Programa Pedala BH. A audiência visa analisar rotas cicloviárias da capital, ouvir ciclistas e avaliar os impactos das ciclovias para comerciantes, moradores e pedestres.
O objetivo é conhecer detalhadamente a etapa em que se encontra o Plano de Mobilidade/Programa Pedala BH, analisar as rotas cicloviárias já existentes e as que ainda serão implantadas, apurando os impactos positivos dessas obras para a mobilidade, verificando, ainda, se estimularam o uso da bicicleta na cidade.
Outro tema em pauta são as bicicletas compartilhadas, do Bike BH, que integra, também, o Programa de Mobilidade Urbana da PBH. As estações onde estão disponíveis as bicicletas estão localizadas na Praça Rui Barbosa, Mercado Central, Praça Afonso Arinos e Praça da Liberdade e, para utilizar o serviço, é preciso comprar passes diários, mensais ou anuais. Usuários têm feito reclamações quanto à falta da manutenção das bicicletas.
Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo, BHTrans, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Federação Mineira de Ciclismo, Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências, União dos Ciclistas do Brasil, Montain Bike BH, Escola de Arquitetura da UFMG e Comerciantes da Rua Barão de Monte Alto.