As obras para reparar o Viaduto Gil Nogueira, na Avenida Portugal, em Venda Nova, vai causar mudanças no trânsito na região.
Por causa das obras, a Avenida Pedro I, entre os viadutos Niemeyer e o Gil Nogueira, além do elevado que apresentou os problemas, serão interditados nos dois sentidos. Por causa disso, segundo a BHTrans, a Rua Irlanda, entre Avenida Portugal e Rua Sãozinha Baggio Coutinho; a Rua São Miguel, entre Rua Maria Moreira Reis e Praça Três Poderes, terão o sentido de circulação invertido. Serão implantados semáforos na Avenida Portugal, entre ruas Jamaica e Irlanda; e na Rua São Miguel, entre Praça Três Poderes e Rua Jamaica.
Os motoristas que seguem no sentido Centro/Venda Nova deverão acessar Alça do Viaduto Oscar Niemeyer - sentido Avenida Portugal (lateral da Estação Pampulha), Rua Irlanda, Rua Sãozinha Baggio (à esquerda), Av.
Para seguir de Venda Nova em direção ao Centro de BH, os condutores devem acessar a Avenida Pedro I, Alça do Viaduto Gil Nogueira para acesso à Avenida Portugal, 1º retorno (à esquerda) da Avenida Portugal, Rua Cheick Nagib Assarauya, Avenida Pedro I.
As linhas linhas 510 (Estação Pampulha/ Trevo via Garças), 614 (Estação Pampulha/ Céu Azul A), 615 (Estação Pampulha/ Céu Azul B), 616 (Estação Pampulha/ Céu Azul C), 618 (Estação Pampulha/ Jardim Leblon) e 643 (Estação Pampulha/ Copacabana via Monte Carmelo) terão o itinerário alterado. Pontos de embarque e desembarque serão desativados e outros pontos serão criados nos desvios. AS mudanças podem ser vistas no site da BHTrans.
Investigação
O Ministério Público de Minas Geras vai investigar o problema estrutural detectado no Viaduto Gil Nogueira. O promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, informou, nesta terça-feira, que enviará um pedido de informações à administração municipal sobre o desnível apresentado no elevado, além de solicitar a um perito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea) um posicionamento a respeito do caso. Depois de pronto, o material será juntado ao inquérito que apura irregularidades nas obras do BRT, já em andamento. Outro procedimento em curso no MP é a queda do Viaduto Batalha dos Guararapes, em 3 de julho do ano passado.
Vistoria
Militares do Corpo de Bombeiros vistoriaram o viaduto e descartaram o risco de queda. Operários da Cowan começaram a montar andaimes para as obras no elevado. Eles estão preparando o material para reforçar a estrutura. Técnicos afirmam que é preciso fazer a “colocação de aparelhos de apoio adicionais, de forma a garantir uma melhor distribuição dos esforços na estrutura”.
As obras para reforço da estrutura serão realizadas no próximo final de semana, entre 0h de sexta-feira, dia 3 de abril, e meia-noite de domingo, dia 5. Ainda não foi divulgado um esquema para o trânsito na região durante a interdição.
Lacerda admite erro
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), admitiu na manhã desta terça-feira que houve erro na construção do viaduto Gil Nogueira. " A empresa que construiu disse que houve problema. A que executou (empresa) disse que houve problema de projeto. A perícia que será feita vai determinar isso", afirmou o prefeito.