Jornal Estado de Minas

Manifestação de centrais sindicais complica o trânsito em BH

Os manifestantes fazem passeata pelas ruas e avenidas do centro da capital mineira. Ato acontece no interior de Minas e também em outros estados brasileiros

João Henrique do Vale

Movimentos ligados as centrais sindicais fazem uma manifestação na tarde desta terça-feira em Belo Horizonte e outros estados.
Os manifestantes se concentraram na Praça Afonso Arinos, no Centro, e fizeram uma passeata. O ato deixa o trânsito congestionado na região.

Os manifestantes começaram a se reunir por volta 16h. Segundo a BHTrans, a passeata teve início às 17h34. Vestidos com as cores vermelhas, integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) seguiram pela Avenida João Pinheiro em direção a Praça da Liberdade. Em seguida, retornaram para a Rua Timbiras, passaram pela Avenida Afonso Pena e foram até a Praça Sete, onde fecharam os cruzamentos.

Por causa do deslocamento, várias vias do Centro da capital ficaram congestionadas.
O grande número de veículos causou lentidão na Avenida dos Andradas, Avenida Afonso Pena e Amazona, na Praça Sete, nas imediações da Praça da Estação, no Viaduto da Floresta, Rua Pouso Alegre, e Jacuí.

De acordo com a CUT, a manifestação é a favor da Constituinte Exclusiva pela Reforma Política, contra o projeto de lei 4.330, que torna a terceirização sem limites, contra a corrupção, em defesa da Petrobras pública, dos direitos dos trabalhadores e da democracia. Além de Belo Horizonte, o ato acontece em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

.