O plano urbanístico é composto por obras em vias, ocupações de áreas, projetos de desenvolvimento e interesse social, ampliação de transporte público, valorização de patrimônios históricos e paisagísticos, requalificação de praças, construções de postos de saúde e UMEIs, entre outras mudanças. As ideias serão mostradas a moradores de cinco regiões da cidade diretamente influenciadas pelas mudanças propostas.
O antigo projeto “Nova BH” foi revisto para a discussão pública, considerando-se as propostas aprovadas na IV Conferência Municipal de Política Urbana, bem como reflexões da equipe da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano, de outros órgãos e entidades, incluindo o Ministério Público e solicitações da sociedade civil. Um dos resultados dos debates é desmembramento OUC ACLO, que começou a ser discutida separadamente.
O plano apresentado nesta quarta inclui sugestões coletas em oficinas com moradores das regiões durante 2014. As ideias são novamente submetidas á opinião popular e outras alterações ainda podem ser incluídas. Futuramente, um projeto com todas as mudanças será apresentado na Câmara para votação dos vereadores.
A OUC ACLO é um plano ser executado em parceria entre o poder público, proprietários, moderadores, usuários e investidores.