Jornal Estado de Minas

Massa de ar frio derruba temperatura na capital e surpreende belo-horizontinos

Termômetros registraram mínima de 14,2ºC, menor marca para abril em 10 anos

Gustavo Werneck Jaqueline Mendes

Depois das altas temperaturas do verão, moradores de BH tiraram casacos e gorros dos armários com clima frio de ontem: previsão é de que tempo continue assim até amanhã - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press


Fãs do seriado Game of Thrones aguardam com ansiedade a quinta temporada do sucesso da tevê a cabo, que começa domingo e tem como um dos lemas “O inverno está chegando”. Ontem, Belo Horizonte se antecipou e entrou nesse clima, com frio, vento gelado em algumas regiões, chuviscos e céu nublado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/5º Distrito), a temperatura atingiu 14,2 graus centígrados na madrugada, no Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul, a mais baixa da última década no mês de abril. Nas demais áreas da cidade, a mínima ficou na faixa de 17,3°C.

A queda brusca – no dia anterior os termômetros marcaram a máxima de 26,7°C e mínima de 20,4°C – surpreendeu os moradores, que saíram às ruas de casaco com capuz, botas, cachecol de lã e outras roupas típicas de inverno. Na região da Savassi, na Praça Diogo de Vasconcelos, a paisagem ganhou outros tons com o frio e com a chuva fina da tarde. Capotes, capas plásticas, guarda-chuvas e sombrinhas deram novas cores à paisagem. Os cafés ganharam movimentação de inverno e a freguesia tirou roupas e acessórios guardados nos armários.

Ana Adélia, de 26, precisou contar com a blusa do namorado para passar o dia de garoa. Em reunião de trabalho na Rua Antônio de Albuquerque, a diretora de arte comentou a temperatura que mais a inspira: “O frio me motiva.
Para muita gente é um tempo de preguiça. Comigo é justamente o contrário. Tenho mais ânimo para trabalhar”, diz.

Na tarde de ontem, a marca estava em 19,7°C e a previsão é de que o tempo mais frio domine a capital e região metropolitana até amanhã. No fim de semana, a temperatura deve voltar a subir, segundo Luis Ladeia. O fenômeno que mudou a rotina dos belo-horizontinos decorreu da chegada de uma massa de ar frio proveniente do extremo Sul do continente e que causou chuvas no estado de São Paulo. Em Minas, não há previsão de chuvas para os próximos dias.

“Estamos no outono e as noites já estão se equilibrando com os dias; no inverno, as noites ficarão mais longas. As chuvas, agora, começam a rarear para dar entrada à estação seca. Portanto, só vai ficar garoando”, disse o meteorologista. Ele adiantou que esta estação deverá ter dias mais frios, com temperaturas que poderão chegar à casa dos 15 graus de madrugada. Quanto ao inverno, ainda não há previsões, mas tudo indica temperaturas mais baixas. Em Minas, ontem, apenas nas regiões do Triângulo, Centro-Oeste e Sul o tempo não ficou nublado.

Surpresa Otávio Francisco, de 29 anos, foi surpreendido pela baixa temperatura na Região Centro-Sul da capital mineira. Mesmo com o sol às escondidas desde as primeiras horas da manhã no Bairro Santa Lúcia, o microempreendedor pensou que o dia logo ganharia nova cor. “Saí desprevenido.
Não imaginava esse tempo. Tive que dar um jeito de voltar em casa para buscar uma blusa”, contou. Otávio, contudo, não tem nada a reclamar. Para o autônomo no ramo do transporte, o frio tem lá a sua beleza. “O melhor é o apetite. A gente come com mais satisfação. Também durmo bem melhor sem o calor dos últimos tempos”, considera.

Roberto Carlos Barreto é outro pequeno empresário que comemora a chegada do frio. Só não tem esperança de que o “clima continue agradável” como ontem. O empreendedor não é de sentir muito frio. Com os colegas de trabalho “encapotados” na Avenida Prudente de Morais, no Bairro Vila Paris, Roberto passou o dia com camisa em mangas curtas.
“O clima em Belo Horizonte, normalmente, é muito bom. E com o tempo assim, é ainda melhor a nossa comida. No frio, um franguinho com quiabo cai muito bem”, sugeriu.

EXTREMOS Segundo as medições do Inmet (5º Distrito), as temperaturas mínimas em Belo Horizonte ficaram acima dos 20 graus em vários dias de março e abril, com raras exceções: em 22 e 24 de março foram registrados 19,2°C; em 21, 18,8°C, quando choveu, e no dia 26, quando se repetiu a temperatura anterior. Este mês, ficaram abaixo de 20 graus em dois dias. O meteorologista Luis Ladeia, do Inmet, diz que a temperatura mais baixa já registrada em abril foi há 43 anos: em 22 de abril de 1972, a mínima em BH ficou em 10,8°C.

Saiba mais

Game of thrones é sucesso no brasil e no mundo

Referência para o título da reportagem, o seriado de TV Game of Thrones, cuja quinta temporada começa domingo, se baseia na série de livros de fantasia épica As crônicas de gelo e fogo, de George R.R. Martin. Conta a história da disputa sangrenta pelo trono de Westeros, um continente formado por sete reinos. Um dos reinos é a Casa Stark, cujo lema é “Winter is Coming” (em português, “o inverno está chegando”). Segundo o próprio autor, trata-se de uma metáfora para expressar o sentimento de que há períodos obscuros em nossas vidas mesmo quando as coisas estão boas, de modo que sempre devemos estar prontos para o pior. Game of Thrones é o seriado campeão de audiência do canal HBO. Alcança, em média, 18,4 milhões de espectadores por episódio. Segue o sucesso de série de livros que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares.
.