O acionamento do sensor de presença instalado próximo ao banheiro do Bolão Rei do Espaguete no Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte, pode ter confundido uma cliente que alega ter sido fotografada quando fazia xixi no estabelecimento. A hipótese foi levantada pelo restaurante em nota oficial sobre o caso divulgada nesta segunda-feira. No documento, agradece o apoio dos frequentadores do local e afirma que, mesmo sem reconhecer como verdadeira a acusação, medidas foram tomadas em relação à janela do sanitário.
A denúncia da cliente aconteceu na última semana. A advogada Cíntia Melo, de 26 anos, postou um depoimento nas redes sociais dizendo que chegou ao local por volta das 22h30 da última terça-feira. Quando foi ao banheiro três horas depois, foi surpreendida com o barulho semelhante ao disparo de uma máquina fotográfica ou de um celular. A advogada alega que, logo depois, viu um vulto na janela e escutou duas pessoas conversando. Uma delas perguntando se tinha tirado a foto.
Na nota, o Bolão Santa Tereza afirmou que não reconhece como verdadeira a acusação. Admite que o banheiro tem um basculante com abertura de aproximadamente 12 centímetros que dá passagem para a cozinha. “O ingresso a esta região é feito exclusivamente por funcionários, que sequer podem adentrar ao local munidos de qualquer equipamento tecnológico, em atenção a todos os cuidados de higiene e limpeza praticados pelo restaurante”, disse.
Segundo o estabelecimento, a cliente pode ter sido enganada com um aparelho usado na segurança. “Acreditamos que a única possibilidade de equívoco tenha se dado pela existência de um sensor de presença no local, que pode ter sido acionado automaticamente com a passagem de um funcionário para a cozinha, mas nunca, em tempo algum, ocorreu qualquer tipo de tentativa de invasão à privacidade dos clientes que utilizam os nossos sanitários”, afirma no documento.
Mesmo assim, o restaurante providenciou a instalação de grades nas janelas dos banheiros e a colocação de câmeras de segurança na área de passagem dos funcionários. Por fim, o estabelecimento agradeceu as mensagens de apoio de clientes e pediu desculpas para a advogada.