O arcebispo dom Walmor, que participa da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, publicou mensagem em que agradece a presença missionária de dom Wilson Angotti na Arquidiocese de Belo Horizonte.
No texto, o arcebispo sublinha que a Diocese de Taubaté, com a nomeação de dom Wilson, ganha um “devotado servidor, homem de Deus empenhado em fazer crescer no coração de todos a alegria de crer”.
O papa também nomeou o monsenhor Edson José Oriolo dos Santos, que integra o clero da Arquidiocese de Pouso Alegre, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
O anúncio da nomeação também ocorreu nesta quarta-feira. “Agradecemos ao Santo Padre, que envia o monsenhor Edson José Oriolo dos Santos para ser servidor de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. Vamos, juntos, testemunhando o Evangelho da Vida, empenhados na missão de cultivar a fé em Cristo Rei, nosso Senhor”.
Filho de José Eugênio dos Santos e Alzira Oriolo dos Santos, o monsenhor Edson José Oriolo dos Santos nasceu em Itajubá (MG), em 18 de setembro de 1964.
O monsenhor trabalhou no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre como coordenador dos Estudos de Filosofia em 1990. De 1991 a 1996, foi vigário paroquial na Paróquia São Francisco de Paula em Ouro Fino (MG). De 1997 a 2006, foi pároco na Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata (MG), e, desde 2007, é cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre (MG). Foi professor de várias disciplinas no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre relacionadas à filosofia, de 1990 a 2007, e vigário episcopal para o Sacramento da Confirmação, de 2007 a 2014. É promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, professor no Instituto Teológico São Tomás de Aquino e Instituto Filosófico Aristotélico Tomista dos Arautos do Evangelho em Caieiras (SP). Escreve artigos em várias revistas e periódicos no Brasil sobre filosofia, teologia e gestão eclesial..