Mais um hospital de Belo Horizonte enfrenta problemas devido a falta de equipamentos. A Santa Casa cancelou oito cirurgias nos últimos dois dias por causa do atraso da entrega de roupas usadas no procedimento médico. A assessoria de imprensa da unidade de saúde informou, nesta quarta-feira, que a situação deve ser normalizada ainda nesta semana. Na terça-feira, o Estado de Minas mostrou que uma denúncia da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais da Fhemig (Asthemg) de que 54 cirurgias eletivas (pré-agendadas) foram canceladas este ano na Maternidade Odete Valadares, no Bairro Prado, Região Oeste de BH, por falta de anestesia.
Segundo a unidade de saúde, a redução no fluxo de entrega de roupa limpa, que inclui o enxoval cirúrgico, “está relacionada a problemas operacionais enfrentados pelo fornecedor com escala de pessoal e absenteísmo”. Comunicou, ainda, que “o prestador de serviço se comprometeu a normalizar o atendimento à instituição ainda essa semana. Para isso, montou uma força-tarefa para cuidar especialmente das demandas do Grupo Santa Casa BH, que lava em média 4 toneladas de roupas por dia”.
Problemas de cancelamentos de cirurgias também são vividos na Maternidade Odete Valadares. A Asthemg denunciou que 54 procedimentos cirúrgicos foram cancelados nos últimos quatro meses por causa da falta de anestesia. Segundo a diretora da Asthemg, Mônica Abreu, foram suspensas 18 em janeiro, 15 em fevereiro, 15 em março e seis em abril. A Fhemig admite o cancelamento dos procedimentos, em quantidade inferior à apontada pela Asthemg, mas não informou o número exato.