Funcionários da empresa responsável por fazer o transporte do transformador que tombou na BR-381, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e policiais rodoviários federais lutam contra o tempo para tentar liberar a rodovia, que está fechada desde às 11h30 desta quinta-feira.
O comboio saiu do km 535 e viajaria até o km 565 no sentido Belo Horizonte/São Paulo. Quando passava pelo km 542, a carga tombou em uma curva e interditou totalmente a rodovia nesta direção.
As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. De acordo com um funcionário da empresa responsável pela carga, que não quis se identificar, a inclinação da curva pode ter causado o tombamento da carga. A suspeita do homem é porque algumas mangueiras hidráulicas do trator que fazia o transporte estouraram.
Os trabalhos para liberar a pista devem seguir durante a noite desta quinta-feira e madrugada de sexta-feira. Por volta das 16h30, um guincho da empresa Bolbi, com capacidade para içar uma carga de 220 toneladas chegou ao local onde está o transformador. Porém, ele não pôde ser usado para levantar o equipamento, pois não estava com o contrapeso. Aproximadamente 40 minutos depois, um caminhão chegou com os equipamentos necessários. Sem eles, ao tentar a operação, o guincho poderia ser levantado pelo objeto.
Mesmo assim, o guincho não foi usado, por não ter a capacidade para levantar o transformador. Os técnicos da empresa usaram escoras de ferro e madeira embaixo da estrutura que sustenta o equipamento. A ação é para tentar nivelar a peça para que depois possam seguir até a praça de pedágio, quatro quilômetros à frente.
Enquanto a pista não é liberada, os motoristas terão que passar por um desvio feito pela Autopista Fernão Dias, concessionária que administra a rodovia, no local do acidente.
Mesmo com o desvio, o trânsito flui com bastante lentidão. O caminhoneiro Rogério Moreira Coelho, que dirigia uma carreta bitrem com destino a São Paulo, afirmou que demorou 50 minutos para percorrer um trecho de quatro quilômetros. Quase a mesma situação foi vivida pelo caminhoneiro Jáder Araújo, de 42, que diz ter gastado 40 minutos.
Recentes problemas
Na manhã de quarta-feira, o veículo tentou sair de um posto de gasolina na altura do km 535 em Itatiaiuçu, mas as ferragens enroscaram na fiação elétrica, o que impediu a saída do comboio. O veículo ocupava parte da via marginal, sem causar impactos à pista principal.
Em 22 de março, um dos puxadores do comboio teve uma pane e interditou a rodovia por 31 horas. Carros, caminhões e carretas formaram uma fila de quase 20 quilômetros em direção a São Paulo.
Somente o transformador, que é carregado, tem 240 toneladas. Ele saiu de Betim, vai seguir sentido São Paulo. Na altura do município de Campanha, próximo a Caxambu, na Região Sul de Minas, ele segue no sentido Rio de Janeiro, até o porto de Itaguaí. De navio, será então levado para o destino final, na Argentina. O impacto desse transporte é considerado grande porque, segundo a PRF, quando está em movimento, o veículo ocupa todas as pistas e se desloca com velocidade média de 10 km/h. .