A partir desta segunda-feira um funcionário da gerência de Planejamento da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) vai ocupar um lugar no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), localizado no Bairro Buritis, Região Oeste da capital, para auxiliar no compartilhamento de informações, no cronograma de obras para expansão e manutenção da rede de gás e união dos dados de outras companhias.
Desta forma, a Gasmig participará de discussões junto à prefeitura acerca da administração da mobilidade urbana, da segurança do cidadão e dos impactos das obras da companhia para a sociedade. Inicialmente, as áreas de planejamento, operação e telecomunicações e informática serão a interface da Companhia dentro do centro. BHTRANS, Defesa Civil, Guarda Municipal, SLU, SAMU, PMMG, Bombeiros e Cemig já atuam de maneira integrada com a prefeitura.
No período de suspensão, apenas algumas obras tiveram autorização especial, com ressalvas da administração pública. Para a liberação das atividades de adensamento da rede de distribuição de gás natural na Região Metropolitana de BH, foram cumpridas as exigências de melhoria no processo de recomposição do asfalto e das calçadas, em diferentes pontos da cidade.
Desde o início do ano, alguns incidentes motivados por obras da Copasa e da Gasmig tiraram o sono de moradores de de BH. Vazamentos de água motivados por perfurações de canos e problemas relacionados a tubulação de gás são alguns exemplos disto. Em março, moradores do Buritis reclamaram que o asfalto de algumas ruas do bairro havia sido prejudicado por causa de obras das duas companhias.