Pancadas de chuva causaram alagamentos e complicaram o trânsito em Belo Horizonte e região metropolitana na tarde desta quinta-feira. A BHTrans registrou diversos acidentes sem vítimas, o que deixou congestionamentos em várias vias. No Barreiro, a praça entre a Via do Minério e a Avenida Olinto Meireles foi totalmente tomada pela água. Carros, ônibus e caminhões se arriscaram e passaram pelo alagamento. O mesmo aconteceu no Bairro Santa Inês, Região Leste. Ninguém ficou ferido. Depois do temporal, um arco-íris coloriu o céu da capital mineira.
O temporal no Barreiro assustou moradores e comerciantes. O funcionário de uma pizzaria na Avenida Olinto Meireles, José Teixeira, de 67 anos, afirmou que a água atingiu a praça rapidamente. “Subiu mais ou menos um metro de altura. Ficou tudo embananado aqui. Até o bueiro que fizeram na praça não aguentou a quantidade de água”, explicou. “Subiu tanto que tampou a calçada e quase entrou na pizzaria”, completou.
Depois que a praça foi construída, os moradores alertam que a situação é comum. “Normalmente, alaga. Isso começou a acontecer depois que fizeram as modificações aqui”, disse Reginaldo Ferreira Campos, dono da pizzaria. Por meio das redes sociais, algumas pessoas comentaram a forte chuva que caiu na região. “Previsão de chuva fraca e moderada no Barreiro?”, afirmou, assustado, Joel Dornas após o temporal. “Rapaz, mas como ta chovendo na região do barreiro! Nussa (Sic.), há muito tempo que não vejo tanta chuva! Manda mais que ta pouco!!!!”, pediu Sérgio Ferraz.
Outro alagamento foi registrado na Rua Gomes Pereira próximo a entrada da Estação do metrô no Bairro Santa Inês, na Região Leste da capital mineira. Motoristas se arriscaram e passaram pelo acumulado de água. Veja a galeria abaixo.
A situação também atingiu outros pontos de BH. De acordo com a BHTrans, um acidente no Viaduto Dona Helena Greco, Leste da Capital, causou transtornos para os motoristas. Além disso, uma longa fila, cerca de oito quilômetros, na altura dos bairros Engenho Nogueira e Betânia se formou no Anel Rodoviário também em virtude da chuva. Ainda na capital, a Avenida do Contorno também apresentou congestionamentos. O excesso de veículos causou lentidão na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionáiros, Região Centro-Sul.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma batida entre três carros, em Betim, próximo a Fiat Automóveis, também provocou congestionamento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já previa temporais para esta quinta-feira. Eles acontecem devido o aumento da nebulosidade e da massa de ar frio. No fim de semana, a Região Sul de Minas pode registrar a menor temperatura do ano, com mínima de 6°C. Em Sabará,os bombeiros registraram a queda de duas árvores que atingiram um poste da Cemig.
O Corpo de Bombeiros registrou quedas de árvores em BH na Rua Dom José Gaspar, no Bairro Coração Eucarístico, e na Avenida Cristiano Machado, no Bairro Cidade Nova. Em Sabará, troncos caíram na Rua Urano, no Bairro Ana Lúcia, em Sabará.
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec) emitiu comunicado alertando para a incidência de chuvas moderadas nas regionais Centro-Sul, Noroeste, Barreiro e Oeste da capital.