Os belo-horizontinos poderão ter o gostinho do que deve virar tendência na capital mineira. Uma versão dos equipamentos que transformam vagas de estacionamento de veículos nas laterais da pista de rolamento, em minipraças com serviços e área de convívio, será montado no coração da Savassi, na Região Centro-Sul. O parklet, como é chamado, vai ficar exposto por 24 horas no próximo sábado.
A iniciativa, chamada de Vaga Viva, foi criada pelo grupo BH Parklet, em conjunto com a BH em Ciclio e a Zumpy. Os idealizadores vão fazer uma programação voltada para a implantação das praças e para a mobilidade urbana. Para isso, palestras e debates serão realizadas no espaço. Representantes da BHTrans e da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano já confirmaram presença.
A montagem da estrutura está marcada para começar às 22h de sexta-feira. Ela ficará na Rua Antônio de Albuquerque, esquina com Rua Sergipe. O parklet provisório vai contar com cadeiras, mesas e bancos. Os organizadores sugerem que os participantes deixem os carros em casa e vá ao evento de bicicleta ou de transporte público.
A ideia dos parklets nasceu em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, atravessou o oceano e foi bem recebida em São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre. Em março deste ano, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) publicou decreto no Diário Oficial do Município (DOM) com os procedimentos e regras para ocupação dos espaços públicos. Porém, ainda não há data para a instalação das praças.
O secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, destaca que o espaço poderá ser ocupado por empresas, estabelecimentos comerciais, organizações não-governamentais, bancos, associações de moradores e outros empreendimentos e entidades. Além de bancos para descansar, mesas com cadeiras, o equipamento poderá ter totem para recarga de telefone celular e algum serviço que for conveniente ao mantenedor.