Jornal Estado de Minas

Ministério Público vai investigar Márcio Lacerda por queda de viaduto da Av. Pedro I

Para promotor, há indícios de que o prefeito saberia das falhas. Dezenove pessoas foram indiciadas pela tragédia

Cristiane Silva
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), será investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Mesmo não tendo sido incluído entre as 19 pessoas indiciadas pela Polícia Civil na queda do Viaduto Batalha dos Guararapes, segundo o promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, há indícios de que ele saberia das falhas que levaram à tragédia que matou duas pessoas em julho de 2014.

“Nós vamos dar início a essa apuração seguindo essa linha de prova que foi contada no inquérito”, explica Nepomuceno, que trata o assunto com cautela. “As provas que já foram produzidas demonstram, pelo menos num primeiro momento, que essa ciência era bastante provável por parte dele (Lacerda), que ele estava em algumas reuniões para tratar dos assuntos. Mas daí a dizer que ele teria participado, consentido, é um degrau acima, que gente precisa avaliar”.

Durante a apresentação do inquérito na terça-feira, o delegado Hugo e Silva afirmou não ter sido “demonstrado nos autos elementos suficientes para fazer um trabalho de investigação” pessoal sobre o chefe do Executivo municipal. Mas informou que vai pedir ao Poder Judiciário que envie cópia da investigação à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, para que uma investigação seja instruída.

Eduardo Nepomuceno ainda não recebeu o documento, mas informou que grande parte da prova que consta no inquérito já está em posse da promotoria. Ele informou que pretende ouvir o prefeito, mas o depoimento ainda não foi marcado.
Nepomuceno explica, ainda, que possível ciência do prefeito a respeito dos problemas não é suficiente para punição, já que é preciso provar se ele ele teve alguma ação ou omissão que acabou contribuindo para o desfecho do evento. Neste caso, “ele poderia ser responsabilizado pelo menos civelmente, mas a análise criminal é com outra instância”, nas palavras do promotor.

Crimes e castigo

Confira as acusações e os suspeitos de envolvimento na queda da alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I

As denúncias


OS INDICIADOS

Da Sudecap


Da Consol

Da Cowan

Com informações de Valquíria Lopes.