A dupla e o adolescente que participou do crime já eram monitorados pela 3ª Delegacia Sul e 1ª Delegacia Sul. Segundo o delegado Leandro Alves dos Santos, responsável pelas investigações, Éder Filipe Cândido Ciriaco, de 28 anos e Igor Pereira da Silva Junio, de 21, são suspeitos de ter cometido vários assaltos. De acordo com o policial civil, Igor já tinha um mandado de prisão decretado por outro inquérito de roubo a ônibus.
No dia do crime, Éder e Igor estavam em um carro e obrigaram o ônibus, que vinha da cidade de São João Del-Rei, a parar na Avenida Nossa Senhora do Carmo, próximo à comunidade Morro do Papagaio. O adolescente que está foragido embarcou no ônibus portando uma escopeta e roubou os pertences dos passageiros. Após o assalto, o trio fugiu em direção ao aglomerado.
"Um dos objetivos dessa apresentação é expor os indivíduos para que vítimas de outros assaltos a ônibus se manifestem. Assim, outros casos poderão ser resolvidos", explica o delegado.
A dupla que foi presa confessou o assalto e a tentativa de homicídio contra o passageiro do ônibus. De acordo com o boletim de ocorrência, os criminosos afirmaram que uma das armas usadas no crime foi vendida no Centro de BH, assim como os celulares levados das vítimas. Eles disseram que não tinham a intenção de atirar no passageiro e que o tiro foi acidental..