Chuva, acidentes, e quedas de árvores, aliadas ao grande número de veículos na volta para casa.
Segundo o site Maplink, às 20h, Belo Horizonte registrava cerca de 124 quilômetros de congestionamento. Até as 20h45, a maioria das ruas e avenidas situadas dentro do 'cinturão' da Avenida do Contorno estavam com o trânsito congestionado.
Em vários pontos do Anel Rodoviário o trânsito está praticamente parado. A situação é pior na altura do trevo do Bairro Betânia, onde houve um engavetamento seguido de capotamento. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, viaturas ainda tentam chegar ao local. O acidente aconteceu no sentido Vitória, mas motoristas que seguem nos dois sentidos da via enfrentam muita lentidão.
Motoristas impacientes buzinam e fazem muito barulho pelos principais corredores da cidade.
Alguns incidentes causados pela chuva complicam ainda mais a situação em várias regiões. Na Avenida Professor Alfredo Balena, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital, uma árvore caiu sobre dois carros em frente ao Hospital Pronto-Socorro João XXIII. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. A retenção chega até o cruzamento da Afonso Pena com Avenida Brasil. Também há galhos caídos na Rua Antônio Torres, no Bairro Sagrada Família, Região Leste.
Segundo a BHTrans, é preciso redobrar a atenção ao passar pela Avenida Antônio Carlos, onde há um semáforo desligado em frente à estação de transferência Américo Vespúcio. Já no Bairro Horto, na Região Leste da capital, um semáforo em flash confunde os motoristas que passam pelo cruzamento da Avenida Silviano Brandão com a Rua Nanci de Vasconcelos.
Na Região da Pampulha foram registrados pontos de alagamentos e congestionamentos próximo à lagoa e na Avenida José Cândido da Silveira. O trânsito também ficou congestionado na Avenida Cristiano Machado. No trevo do Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul, motoristas enfrentaram muita lentidão na chegada e saída para o Rio de Janeiro.
Na avenida do Contorno, sentido Santa Efigênia, uma obra da Copasa complicou ainda mais a situação. O fluxo em uma das pistas precisou ser desviado, já que máquinas da companhia trabalhavam em uma cratera na via. Os reflexos chegaram próximo do cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas.
Na BR-356 e na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Belvedere, há retenção no sentido Centro.