O pedido foi em julho de 2013, um ano antes da queda do viaduto. “Em reunião, nos foi solicitada a abertura de duas janelas na laje superior da estrutura. O projetista foi consultado e disse que não havia possibilidade de que isso fosse feito. Ainda assim, fotos feitas após a queda da alça sul mostram que pelo menos 42 janelas foram abertas”, afirmou Lana.
Segundo ele, a mudança é significativa e pode ter abalado a estrutura. Ainda de acordo com o dono da Consol, o erro de cálculo no bloco do pilar 3 não foi suficiente para provocar o desmoronamento do viaduto. “Refizemos os cálculos e comunicamos à Sudecap de que ele tinha capacidade para suportar o peso com folga”, afirmou.
A empresa Cowan se defendeu e informou que as alegações são improcedentes. “Todas estas alegações prestadas pela Consol são ilações absurdas já trazidas anteriormente durante o andamento do inquérito policial e do inquérito civil do Ministério Público e que não correspondem a verdade, haja vista que restou provado pelo Laudo Pericial da Criminalística que a Cowan executou a obra conforme projeto da Consol recebido da Sudecap”, disse em nota.
Dossiê
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) pretende entregar um dossiê na próxima semana ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e à imprensa com documentos que esclarecem pontos do inquérito da Polícia Civil sobre a queda do Viaduto Batalha dos Guararapes. Das 19 pessoas indiciadas, oito eram funcionários da Sudecap. Em entrevista na tarde desta quarta-feira, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) negou que soubesse dos erros dos projetos e dos riscos de desabamento do elevado.
Inquérito está na Justiça
O inquérito sobre a queda da alça sul do Viaduto Batalha dos Guararapes deve ser encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nos próximos dias. O delegado Hugo e Silva entregou o documento de 1,2 mil páginas que indiciou 19 pessoas na secretaria do I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, na tarde desta quarta-feira. Na lista de indiciados estão três funcionários da empresa Consol Engenheiros Consultores Ltda., responsável pela elaboração do projeto da estrutura; oito da Construtora Cowan, que tocou a obra, e oito da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). .