A Fundação Hemominas está em busca de doadores de sangue com RH negativo. A queda no número de doadores deste fator, mais raros, está perto de 50%, assim, o órgão está convocando os voluntários a comparecer aos hemocentros.
Segundo a fundação, no outono existe a tendência de redução nas doações por diversos motivos, como resfriados, frio, vacinação contra influenza, entre outros. Neste período do ano as temperaturas caem e o tempo tende a ficar seco e com isto o candidato deve estar atento as condições de saúde para realizar a doação. Não pode doar sangue quem teve gripe ou resfriado nos sete dias antes da data que pretende fazer a doação e o candidato também não pode estar com temperatura corpórea acima dos 37 graus.
No processo de triagem, a temperatura do candidato será medida e, caso ela esteja superior aos 37 graus, a doação não poderá ser realizada até sete dias depois da melhora do sintoma. Em casos de febre persistente de origem indeterminada, a orientação é aguardar diagnóstico ou, no mínimo, três meses sem febre. Quem não puder doar de imediato, pode agendar sua doação para quando estiver em plenas condições, sem gripe, resfriado ou febre.
Vacinas
A vacinação contra a gripe (influenza) está sendo realizada neste mês de maio e são necessários cuidados para quem foi vacinado realizar a doação de sangue. Quem recebeu a vacina contra a gripe deve aguardar quatro semanas para poder doar.
Com Agência Minas