Jornal Estado de Minas

Apresentação da Filarmônica de Minas Gerais reúne famílias na Praça da Liberdade

Mães foram com os filhos acompanhar a estreia da série Clássicos na Praça

Estado de Minas
- Foto: Paulo Filgueiras/Em/DA Press

A Praça da Liberdade ficou lotada na manhã deste domingo, Dia das Mães, onde os belo-horizontinos foram agraciados com o lançamento da edição 2015 da série Clássicos na Praça, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Filhos aproveitaram a data e levaram suas mães para apreciar obras de compositores de renome, sob regência do maestro associado Marcos Arakaki. A orquestra interpretou 'Eugene Onegin: Polonaise', de Tchaikovsky, 'Dança Eslava, op. 46, n° 2', de Dvorák, 'Ponteio', de Santoro, a Abertura de 'As Bodas de Fígaro', de Mozart, a Abertura de 'A Escada de Seda', de Rossini, 'Rapsódia Húngara nº 2', de Liszt, 'Em um Mercado Persa', de Ketèlbey, e 'Huapango', de Moncayo.

- Foto: Paulo Filgueiras/Em/DA Press

Com entrada franca, os Clássicos na Praça são realizados em espaços abertos que permitem a aproximação da orquestra com o público. Arakaki é regente associado da Filarmônica de Minas Gerais, com destaque na formação de plateias e estreias de obras sinfônicas. O maestro dirige regularmente as principais orquestras brasileiras, além de grupos no exterior.

Em 2015 serão 90 concertos, dos quais 57 contam com nomes do cenário mundial como Martin Grubinger, Liza Ferschtman, Leo Gandelman e Elissa Lee Koljonen. Voltam a se apresentar com a Filarmônica Augustin Hadelich, Lilya Zilberstein, Pascal Rogé, Daniel Binelli e Daniel Müller-Schott, além dos brasileiros Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Paulo Szot e Cristina Ortiz..