Na história infantil do escritor Ziraldo, ter "macaquinhos no sótão" era uma característica saudável do Menino Maluquinho, personagem sempre cheio de ideias. Já na estação do Move em frente à UFMG, na Pampulha, os miquinhos que vivem acima do forro no teto vêm dando dor de cabeça aos funcionários.
Os miquinhos deram um baile nos bombeiros que foram chamados pela segunda vez em dois dias para tentar capturá-los. Assim que os militares chegaram à estação, os animais correram e entraram em um buraco no teto, onde vivem há cerca de 30 dias.
Segundo o cabo Ramos, 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, uma funcionária da bilheteria reclamou que a família de miquinhos fica perambulando durante todo o dia pela estação. O militar diz que foi impossível fazer a captura, já que eles são muito velozes e se escondem bem. "A única forma de capturar os animais é removendo todo o forro", avalia.
Os funcionários da estação foram orientados pela corporação a procurar a Escola de Veterinária da UFMG. Ainda de acordo com Cabo Ramos, os animais não são agressivos e só irão atacar se sentirem ameaçados..