Conforme a passageira Josy Graciano, o que poderia resolver a situação seria a presença de agentes ou fiscais da BHTrans. "Existe o espaço onde as pessoas com preferência podem entrar no ônibus com tranquilidade, mas os cidadãos sem consciência chegam a empurrar para passar na frente. Já fizemos muitas reclamações, mas nada foi resolvido", disse.
Ainda segundo ela, os idosos são ameaçados quando pedem que as pessoas que estão fora da fila (no espaço reservado para idosos, gestantes e deficientes físicos) se retirem. O problema foi flagrado novamente nesta manhã, no ponto do ônibus 65 (Estação Vilarinho/Centro/Via Antônio Carlos-Direta).
Procurada pela reportagem, a BHTrans informou que visando à priorização de pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção, está sendo testado um espaço delimitado na plataforma de embarque que acessa diretamente a porta dianteira dos ônibus. Fiscais da BHTrans, sempre que possível, orientam os usuários a respeitarem essa delimitação.
Ainda conforme a empresa, quanto à prioridade dos assentos, o que que se nota, muitas vezes, é um desrespeito por parte de usuários a essa norma de de gentileza e boa educação. Os espaços para as pessoas com prioridade são bem demarcados e visíveis e a BHTrans também faz campanhas para que a população se sensibilize e respeite os espaços preferenciais, como uma boa norma de civilidade e cidadania..