Jornal Estado de Minas

Terceirizados de restaurantes populares e secretaria de saúde encerram paralisação

Os trabalhadores vão receber o salário atrasado. A PBH vai adiantar o repasse de recursos - que deveria ser entregue à empresa contratante - e pagará diretamente os funcionários. Restaurantes voltam a funcionar normalmente no jantar desta quarta-feira

Luana Cruz
Funcionários terceirizados que trabalham em restaurantes populares de Belo Horizonte e na Secretaria Municipal de Saúde encerraram no fim de manhã desta quarta-feira a paralisação das atividades diante da informação de que vão receber o salário atrasado.
A prefeitura de BH vai adiantar o repasse de recursos – que deveria ser entregue à empresa contratante – e pagará diretamente os trabalhadores.

A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional será responsável pelo adiantamento aos auxiliares de cozinha, caixas, trabalhadores dos serviços gerais e almoxarifado dos restaurantes. Os trabalhadores da Secretaria de Saúde serão pagos pelo Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviço em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia, e dos Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac), que depois será ressarcido pela PBH.

A PBH esclarece que não estava devendo a empresa, pois depositou no 5º dia útil o valor de R$ 1.070.860,86. O que a administração municipal está fazendo é antecipar o repasse que poderia ser feito até o fim de maio, para solucionar o problema dos trabalhadores e retomar o serviço nos restaurantes. Na noite desta quarta-feira, todas as unidades vão servido o jantar normalmente.

A decisão sobre o pagamento foi acordada em reunião, na manhã desta quarta, no Ministério do Trabalho entre trabalhadores, sindicato, empresa contratada e PBH.
.