Será assinado na manhã desta sexta-feira, no Palácio da Liberdade, um documento com o acordo entre o Governo de Minas e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), garantindo o pagamento do piso salarial nacional aos professores do Estado. A proposta valerá, pelo menos, até o ano de 2017.
Com a proposta do estado aprovada na assembleia, a categoria aguardará, após a assinatura, a aprovação do texto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O documento será encaminhado à casa legislativa em regime de urgência.
Segundo o texto da coordenadora do Sind-UTE Beatriz Cerqueira, em uma rede social, após duas horas de reunião, "as demandas aprovadas como condições para concordarmos com as propostas foram aceitas e apresentadas à comissão do governo".
Entre os principais pontos do acordo, estão o reajuste de 31,78 no pagamento do piso salarial nacional - no valor de R$ 1.917,78 - e a atualização do piso estadual nos mesmos índices de correção do piso nacional do magistério.