Jornal Estado de Minas

Agentes de saúde de BH protestam na Avenida Afonso Pena

Manifestantes chegaram a fechar um trecho da avenida, deixando o trânsito lento na Região Centro-Sul

Cristiane Silva
- Foto: Sindibel/Divulgação

Agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) participam de uma manifestação na manhã desta quinta-feira em frente à Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Parte da Avenida Afonso Pena foi interditada no sentido Mangabeiras.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), que representa a categoria, os agentes exigem o pagamento da Bonificação por Cumprimento de Metas, Resultados e Indicadores (BCMRI), que não teria sido pago na quarta-feira, data combinada.

Os manifestantes chegaram a fechar parte da Avenida Afonso Pena no sentido Mangabeiras, o que deixou o trânsito lento na região. Após negociações com policiais, eles liberaram a via. Conforme o sindicato que representa a categoria, por volta das 12h, teve início uma reunião com o presidente da entidade, o secretário Municipal de Saúde e representantes dos trabalhadores.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de BH disse que a bonificação variável é paga pela Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, e que o pagamento da bonificação será no quinto dia útil de junho.

Ainda na quarta, os servidores públicos da Prefeitura de Belo Horizonte votaram pela greve, que deve começar na próxima segunda-feira, dia 25.
A categoria reivindica reajuste salarial de 25% para ativos e aposentados, retroativo a 1º de janeiro, aumento do vale-refeição para R$ 30, extensivo a toda a categoria, reconhecimento dos cursos de educação a distância e tecnólogos para progressão de carreira, entre outros.  .