Começou a ser instalado na manhã desta quinta-feira o parklet da Rua dos Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em meio ao asfalto e ao corre-corre, o espaço, chamado pela prefeitura de “Varanda Urbana”, será um convite ao descanso. Será construída uma espécie de miniparque, uma expansão do passeio público que ocupam vagas de estacionamento. A robusta estrutura de madeira conta com mesas, bancos, cadeiras, jardim e bicicletário e é um conceito importado de São Francisco, nos Estados Unidos.
O parklet da Rua dos Goitacazes, assim como outro que será instalado na Avenida Bandeirantes, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal, é uma pareceira entre a PBH e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH). As instalação deve durar entre 10 e 15 dias e os novos equipamentos ficarão montados por dois anos. A CDL-BH e um grupo de lojas parceiras estão financiando a instalação e serão responsáveis pela manutenção dos espaços.
Os mobiliários serão construídos em material reciclado parecido com madeira e terão iluminação fotovoltaica. O projeto da Goitacazes tem piso, bancos e postes inspirados em praças das cidades do interior de Minas, divididos em uma área de 10 metros de comprimento por 2,2 metros de largura. A “Varanda Urbana” da Avenida Bandeirantes terá 7 metros de comprimento e 2,2 metros de largura e segue um estilo mais contemporâneo e moderno. Ambos contam com bicicletário.
No início do mês, uma varanda urbana foi instalada na Savassi, em caráter experimental. O público aderiu, usufruindo do espaço para descansar, conversar e até mesmo fazer refeições. Cerca de 400 pessoas circularam no local.
Não há um projeto padrão e único para as Varandas Urbanas de BH. Cada equipamento pode e deve apresentar características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação, valorizando usos existentes e propondo novos. Para isso, no entanto, o responsável deve seguir condições de instalação estabelecidas pela prefeitura no Decreto 15.895/15.
Algumas das regras são: estar localizado em via com velocidade regulamentada de até 40 km/h (salvo autorização específica da BHTrans); não ocupar vagas de estacionamento destinadas a idosos, a pessoas com deficiência e outras que possuam regulamentação especial; não obstruir faixas de travessia de pedestres, rebaixos de meio-fio, acessos a garagens, ciclovias, pistas de caminhada, pontos de ônibus e táxi; e ser removível.