Começaram a valer nesta quinta-feira as mudanças de trânsito, parte do Mobicentro, nas ruas Espírito Santo e Tupis, no Centro de Belo Horizonte. Uma das alterações mais importantes é que a Espírito Santo, entre Tupis e Avenida Afonso Pena, atualmente mão única nesse sentido, passará a operar em mão dupla. O objetivo da BHTrans é priorizar o deslocamentos de pedestres e do transporte coletivo, além de dar mais fluidez ao trânsito.
A Rua dos Tupis, entre Avenida Afonso Pena e Espirito Santo passará operar em mão única no sentido contrário. Desde o dia 8 de maio já está em operação a mudança na Avenida Assis Chateaubriand (ao lado do Viaduto Santa Teresa), entre a Rua da Bahia e a Avenida dos Andradas, que também passou a operar em mão única nesse sentido.
As mudanças implantadas hoje estão sinalizadas por faixas de pano e agentes da BHTrans monitoram o trecho. Com as alterações de circulação, motoristas precisam usar novos itinerários.
Para acessar o Complexo da Lagoinha é necessário descer a Espírito Santo, Rua dos Tupis (à direita.), Avenida Afonso Pena (à esquerda.), Rua dos Tamoios (à direita), Avenida Assis Chateaubriand (à esquerda abaixo do Viaduto Santa Teresa), Avenida dos Andradas (à esquerda), Avenida do Contorno, Viaduto Leste.
Quem sai da Espírito Santo precisando descer a Afonso Pena, no sentido rodoviária, precisa virar à direita na Rua dos Tupis e à esquerda na Afonso Pena. Para subir a avenida, é necessário pegar a Rua Espírito Santo (mantendo-se na faixa da esquerda), seguir na via após o cruzamento com Rua dos Tupis, Avenida Afonso Pena (à direita).
O retorno à Região Centro-Sul pela Rua da Bahia é feito descendo a Rua Espírito Santo, Rua dos Tupis (à direita.), Avenida Afonso Pena (à esquerda.), Rua dos Tamoios (à direita) e Rua da Bahia (à direita).
.