(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Internautas criticam ação da PBH, que recolhe objetos de moradores de rua em praça da capital

Imagens que circulam nas redes sociais mostram agentes removendo pertences de quem usava o espaço público como abrigo. Prefeitura afirma que só foram apreendidos materiais que obstruíam a passagem de pedestres


postado em 22/05/2015 16:47 / atualizado em 22/05/2015 16:58

Ver galeria . 4 Fotos Ação da PBH recolhe objetos de moradores de rua na Praça Raul Soares. Belo-horizontina que passou pelo local registrou imagens que circulam pelas redes sociais e afirma ter presenciado a apreensão de colchões e cobertoresReprodução/Facebook
Ação da PBH recolhe objetos de moradores de rua na Praça Raul Soares. Belo-horizontina que passou pelo local registrou imagens que circulam pelas redes sociais e afirma ter presenciado a apreensão de colchões e cobertores (foto: Reprodução/Facebook )

Uma ação da Prefeitura de Belo Horizonte para recolher objetos de moradores de rua que vivem na Região Centro-Sul da capital gerou polêmica nas redes sociais depois que uma internauta publicou imagens de guardas municipais e agentes de fiscalização chegando à Praça Raul Soares com dois caminhões para, segundo relatos ouvidos por ela, remover os pertences de quem usa o espaço público como abrigo. As fotografias divulgadas no Facebook mostram carrinhos de supermercado cheios de colchões, cobertores e outros pertences dos moradores, que estariam tentando sair do local antes que seus objetos fossem levados.

Em sua página na rede social, a autora das imagens demostra revolta diante da operação da prefeitura. “Nesse frio de maio, a nossa ‘querida’ PBH, aquela mesmo que coloca avatar colorido com muito amor e coraçãozinho no Facebook, passa na praça para levar a única coisa que aquelas pessoas têm, colchões,cobertores,roupas,papelão,objetos aleatórios (...)”, critica a internauta. O post da belo-horizontina repercutiu rapidamente, com quase 400 compartilhamentos em pouco mais de 24 horas.

As imagens chegaram até a Prefeitura de Belo Horizonte, que usou a página oficial da administração municipal do Facebook para se pronunciar sobre o caso. Na nota, a PBH afirma ter recebido algumas fotos com a reclamação de abuso de autoridade e recolhimento de pertence dos moradores de rua. Informa ainda que a medida observada na Praça Raul Soares faz parte de uma “ação integrada de gestão do espaço público, visando assegurar o direito de ir e vir de todos os cidadãos de BH, preservando, contudo, os direitos da população em situação de rua. A operação realizada na praça na manhã desta quinta-feira, dia 21, teve esse foco.”

A nota da prefeitura informou ainda que durante este tipo de ação que envolve a população de rua, são apreendidos apenas objetos que prejudiquem ou obstruam o trânsito de pessoas nos locais públicos da cidade. “Em nenhuma hipótese, pertences pessoais essenciais à sobrevivência são objeto de apreensão”, declara.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)