Foi encerrado no início da tarde o protesto que interditava a MG-040, em Sarzedo, desde a manhã desta segunda-feira. De acordo com a prefeitura do município, alguns ônibus estão circulando por rotas alternativas. Os manifestantes se deslocaram para o terminal da cidade e aguardam uma reunião com a administração local para discutir a situação.
Os manifestantes começaram a chegar ao trecho da rodovia, na altura do Bairro Masterville, por volta das 5h30. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Sarzedo, os manifestantes se concentravam em dois pontos de, sendo um em frente ao terminal de ônibus da cidade e o outro na saída do município, em frente à lagoa da Petrobras. Este último foi liberado por volta das 10h40.
Em nota, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG) informou que está realizando a revisão de todo o sistema de transporte coletivo, e que a conclusão será apresentada aos usuários até o fim do ano.
“Mudanças já foram realizadas e amplamente discutidas com os usuários e autoridades locais. Algumas, por inviabilidades técnicas e mesmo de demandas, exigem estudos mais aprofundados”, explica a Secretaria sobre os municípios de Sarzedo e Mário Campos, atendidos pelo mesmo terminal, que recebe 11 mil passageiros por dia.
“O atendimento ao Bairro Masterville, às margens da MG-040, é um deles. E a Setop continua buscando uma solução técnica capaz de atender aos 198 usuários diários, sem prejudicar os demais 11 mil”, finaliza.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) depois do último reajuste concedido pela Setop no início do ano desconhece qualquer falha no funcionamento no sistema de integração. Mediante os fatos ocorridos, o Sintram vai revisar e apurar detalhadamente e profundamente o funcionamento do sistema, o que, registre- se: Já é sistematicamente executado, para se for o caso corrigir providencialmente qualquer problema operacional.
O Sintram informou ainda, que segue planilha elaborada pelo órgão gerenciador para suprir as demandas de passageiros em todos os seus horários e dias, que é revisada e atualizada periodicamente, visando atender e manter qualidade de atendimento aos seus usuários, portanto diante das manifestações o Sintram irá tomar medidas imediatas e ´providenciais para resolver o problema o mais rápido possível.
Com informações de Cristiane Silva