Jornal Estado de Minas

Comboio de 540 toneladas volta a circular na BR-381

Transformador será levado de Igarapé até uma fábrica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Luiz Fernando Motta

Em 22 de março, um dos puxadores do comboio teve uma pane e interditou a rodovia por 31 horas - Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press


O comboio de 540 toneladas e mais de seis metros de largura volta a circular na BR-381 na manhã deste sábado. A carga transportada é um transformador e será levada de Igarapé até Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A composição tem 97 metros de comprimento e é composta de unidade tratora e semi reboque com cerca de 250 rodas. A carreta começou o trajeto com uma hora de atraso, às 8h30 da manhã. O comboio se movimenta lentamente a seis quilômetros por hora. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, haverá paradas periódicas para aliviar possíveis congestionamentos.


Histórico de problemas

Vários incidentes envolvendo a carga excedente foram registrados na rodovia desde 22 de março, quando uma pane em um dos puxadores do comboio interditou a rodovia por 31 horas na altura de Brumadinho. Os veículos que seguiam em direção a São Paulo enfrentaram um congestionamento que chegou a quase 20 quilômetros. Na ocasião, o trânsito só voltou a fluir depois que, a pedido dos motoristas, a Polícia Rodoviária Federal providenciou a quebra da mureta central para que fosse feito um desvio.

Em 15 de abril, o mesmo veículo provocou complicações no trânsito da Fernão Dias depois que o condutor tentou sair de um posto de gasolina na altura do km 535 em Itatiaiuçu, mas as ferragens enroscaram na fiação elétrica, o que impediu a saída do comboio. No dia seguinte, o transformador caiu na pista.
O acidente ocorreu depois que o veículo que faz o transporte da carga sofreu uma pane mecânica em uma curva.

Devido aos danos provocados no transformador durante as tentativas frustradas de transportar a carga rumo a São Paulo, o comboio retornou à fabrica em Betim, depois de um percurso de 36 quilômetros. O veículo fez paradas estratégicas para minimizar os impactos no trânsito, mas ainda assim os motoristas chegaram a enfrentar 12 quilômetros de congestionamento em direção a Belo Horizonte.

(Com informações de Clarisse Souza)

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