O comboio de 540 toneladas e mais de seis metros de largura volta a circular na BR-381 na manhã deste sábado. A carga transportada é um transformador e será levada de Igarapé até Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A composição tem 97 metros de comprimento e é composta de unidade tratora e semi reboque com cerca de 250 rodas. A carreta começou o trajeto com uma hora de atraso, às 8h30 da manhã. O comboio se movimenta lentamente a seis quilômetros por hora. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, haverá paradas periódicas para aliviar possíveis congestionamentos.
Histórico de problemas
Vários incidentes envolvendo a carga excedente foram registrados na rodovia desde 22 de março, quando uma pane em um dos puxadores do comboio interditou a rodovia por 31 horas na altura de Brumadinho. Os veículos que seguiam em direção a São Paulo enfrentaram um congestionamento que chegou a quase 20 quilômetros. Na ocasião, o trânsito só voltou a fluir depois que, a pedido dos motoristas, a Polícia Rodoviária Federal providenciou a quebra da mureta central para que fosse feito um desvio.
Em 15 de abril, o mesmo veículo provocou complicações no trânsito da Fernão Dias depois que o condutor tentou sair de um posto de gasolina na altura do km 535 em Itatiaiuçu, mas as ferragens enroscaram na fiação elétrica, o que impediu a saída do comboio. No dia seguinte, o transformador caiu na pista. O acidente ocorreu depois que o veículo que faz o transporte da carga sofreu uma pane mecânica em uma curva.
Devido aos danos provocados no transformador durante as tentativas frustradas de transportar a carga rumo a São Paulo, o comboio retornou à fabrica em Betim, depois de um percurso de 36 quilômetros. O veículo fez paradas estratégicas para minimizar os impactos no trânsito, mas ainda assim os motoristas chegaram a enfrentar 12 quilômetros de congestionamento em direção a Belo Horizonte.
(Com informações de Clarisse Souza)