Aos poucos, as estações de ônibus de Belo Horizonte estão voltando a operar normalmente. Motoristas e cobradores começaram uma paralisação na manhã desta segunda-feira, afetando 48 linhas do transporte coletivo.
No início da tarde, a BHTrans informou que as estações BHBus Venda Nova e Vilarinho funcionam normalmente, e que as estações Pampulha e São Gabriel já estavam retomando as operações. Apenas Barreiro e Diamante continuam operando apenas com as linhas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Policiais militares foram enviados às estações. Agentes da BHTrans e da Guarda Municipal também estão nos locais para orientar os passageiros e realizar monitoramento.
Trabalhadores de quatro empresas de ônibus estão mobilizados em protesto contra o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultado (PLR). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (STTR), os coletivos das viações Paraense, Sidon, Betânia e Milenium não saíram das garagens. No início da manhã, a situação era pior para os passageiros, porque a adesão à greve foi grande. No decorrer da manhã, alguns coletivos voltaram a circular isoladamente.
O STTR informou que os motoristas e cobradores só voltarão ao trabalho se as empresas pagarem a PLR. Os trabalhadores aguardam convocação para reunião com as viações.