Em uma tentativa de reduzir o déficit de 33 mil vagas no sistema prisional mineiro, o secretário de Defesa Social, Bernardo Santana, anunciou nesta quarta-feira a criação de mais 3,5 mil vagas nos presídios mineiros ainda este ano. Os recursos necessários para as obras virão de um convênio já firmado com o governo federal envolvendo R$ 1,1 bilhão. Segundo o secretário, haverá a construção de um presídio – em local ainda a ser definido – e a ampliação de outros três.
José Eduardo Cardozo esteve em Belo Horizonte para a assinatura de um termo de transferência ao Estado pela União de equipamentos, veículos e softwares de inteligência e segurança que somam cerca de R$ 61 milhões e são utilizados no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
De acordo com Bernardo Santana, até o mês que vem o CICC estará funcionando durante 24 horas por dia, e servirá como piloto para um modelo de integração do setor de segurança pública em todo o país. O projeto do governo federal é instalar centros semelhantes pelo menos em todas as capitais brasileiras.