De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), as primeiras informações indicam que o ônibus perdeu o freio e não conseguiu parar, atingindo o primeiro carro, que por sua vez colidiu com os veículos da frente. Um dos carros envolvidos foi jogado para fora da pista com a força da batida.
Esse trecho da via é palco constante de graves acidentes que só foram reduzidos após a implantação de redutores de velocidade. No entanto, há exatamente um mês, o Estado de Minas publicou reportagem alertando para o perigo no trecho, que estava com um dos radares quebrados devido a uma batida no local.
No dia da publicação, um engavetamento entre uma carreta e outros 10 outros veículos deixou uma pessoa morta e quatro feridas em um acidente no km 542. Por volta das 19h, um caminhão da JA Transportes carregado com 22 toneladas de minério rodou ao sair de uma curva e, descontrolado, atingiu uma Parati, começando a sequência de colisões.
A descida do Betânia começa no início do Anel, no Olhos d’Água (Barreiro), e vai até o trevo de acesso ao bairro de mesmo nome (Oeste). Parte do trajeto é feito em linha reta, dando condições de aceleração, o que é feito principalmente por caminhões.