Jornal Estado de Minas

Funed investiga caso de jovem que morreu em Lavras com suspeita de febre maculosa

Caso foi enviado à Belo Horizonte no último sábado. Familiares da vítima disseram que ele participou de uma pescaria neste fim de semana

Estado de Minas
A Secretaria de Saúde de Lavras, na Região Sul de Minas, investiga o caso de um jovem que morreu no último domingo com suspeita de febre maculosa, causado pelo contato com o carrapato-estrela.
Amostras de sangue de Richardson Santos Pereira, 26 anos, já foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte para investigação. Agora, o município aguarda o resultado dos exames.

Conforme a secretaria, Richardson Santos Pereira, 26 anos, foi pescar no Rio Capivari, na divisa de Lavras com Itumirim – local com grande incidência de capivaras. Após desmaios e convulsões, foi internado na URPA, onde permaneceu de durante três dias em observação, com febre persistente. No dia 8 de junho, ele foi transferido para a Santa Casa com quadro de confusão mental, dificuldades respiratórias e sangramento gengival. Depois de novas convulsões, o paciente teve uma parada cardiorrespiratória e veio a falecer neste domingo.

Ainda conforme a prefeitura de Lavras, outras três pessoas estiveram com Richardson na pescaria, e estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do município. Um deles apresentou sintomas de dor de cabeça e vômito, enquanto os outros não apresentaram sintomas.

Segundo a Secretria de Saúde de Lavras, o município fará uma busca no local, em parceria com a Polícia Ambiental, para verificação no entorno do Rio Capivari em busca do carrapato-estrela, causador da doença. O Ministério da Saúde também foi acionado, para que possa enviar profissionais que deem suporte a esse trabalho..