Uma nova denúncia anônima levou a Polícia Militar ao terceiro caso de livros didáticos abandonados em menos de três dias em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Os outros casos foram registrados na manhã de domingo e na noite dessa segunda-feira. Ao todo, a PM já recolheu cerca de 2,8 mil livros que seriam distribuídos para escolas de Betim, Nova Lima e Contagem, na Grande BH.
Assim como nos dois casos anteriores, a investigação ficará a cargo da Polícia Federal. Os livros foram levados para a Superintendencia Regional da corporação no Bairro Gutierrez, em Belo Horizonte.
Casos anteriores
Livros foram encontrados no domingo, no Bairro Santo Agostinho e na segunda-feira, no Bairro Sevilha Segunda Seção. As publicações são das disciplinas de história, matemática, física, química, biologia, inglês e geografia e têm venda proibida e distribuição pelo MEC por meio do Progama Nacional do Livro Didático (PNLD). Eles foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e seriam distribuídos em escolas de Betim, Nova Lima e Contagem, na Grande BH.
Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, informou que os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) são embalados pelas próprias editoras e distribuídos, em pacotes, pelos Correios.
O FNDE reconhece que durante o processo de entrega podem ocorrer sinistros, como perdas por acidente, roubo e outros. Neste caso, o órgão é informado sobre determinado problema e providencia a substituição do material. O FNDE, porém, desconhece o abandono de publicações didáticas em Neves.
(Com informações de Rafael Passos e Márcia Maria Cruz)