De acordo com a companhia, a função será gradativamente introduzida, tanto para os usuário do aplicativo no iPhone quanto no Android, sem a necessidade de atualização. Segundo a assessoria de imprensa da companhia no Brasil, as informações sobre rotas, ciclovias e ciclofaixas foram coletadas com órgãos oficiais das cidades. O Google já tinha apresentado a função em alguns países, como nos Estados Unidos, em setembro do ano passado.
“A bicicleta vai aparecer ao lado do pedestre, do carro e do transporte público entre as opções de meios para ir de um ponto a outro. Todas as possibilidades de caminho serão apresentadas, acompanhadas de informações que podem pesar na escolha, como a duração da pedalada e a inclinação do terreno”, afirma a companhia em um post de apresentação do conteúdo.
No texto, a sede da empresa em Seattle, nos EUA, é escolhida como ponto de partida para o trajeto. A cidade, assim como Belo Horizonte, é conhecida "notoriamente montanhosa" mas, ainda conforme a publicação, também tem algumas ótimas trilhas e uma forte comunidade de ciclismo.
O ciclista porém tem que ficar atento, pois testes demonstraram que as rotas apontadas pelo serviço não passam necessariamente por ruas e avenidas que tem ciclofaixas. Trajetos em Belo Horizonte que conhecidamente ainda não disponibilizam o espaço para os ciclistas como a Avenida Antônio Carlos e Afonso Pena estiveram presentes em rotas apontadas pelo Google Maps em simulações feitas, por exemplo, para quem quer ir ou vir da UFMG para o Centro da capital..