O frio chegou de vez e os termômetros bateram novo recorde de queda neste ano na capital, com a marca de 10,4 graus no começo da manhã, no Bairro Belvedere, Centro-Sul de Belo Horizonte. No Sul mineiro, não foi diferente: Monte Verde registrou mínima de 3,4 graus. A chegada de uma massa polar sobre o Sudeste e Centro-Oeste do país, vinda do Sul, vai continuar provocando a queda de temperatura pelo menos até a segunda-feira. Em Belo Horizonte, a previsão para hoje é ainda de mais frio, com mínima de 10 graus e sensação térmica de 3 graus em pontos altos da cidade, como no Mangabeiras, onde a velocidade dos ventos tem chegado a 80 quilômetros por hora.
Nessa sexta-feira na capital a máxima foi de 19 graus, com umidade relativa do ar a 45%. Montes Claros vem registrando a maior temperatura do estado, com 30 graus. Porém, para os próximos dias, a cidade que fica no Norte de Minas deve registrar mínimas em torno de 13 graus, mantendo a tendência em todo o estado.
O meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Tempo Clima/PUC Minas, explica que a massa de ar polar que atua sobre Minas derruba as temperaturas em várias regiões nos próximos dias. O clima será de céu claro, frio e umidade relativa do ar entre 40% e 50%. Hoje pode ter geada em municípios da Serra da Mantiqueira, como Barbacena, São João Del-rei, Poços de Caldas, Maria da Fé, entre outros.A Defesa Civil de BH emitiu alerta para temperaturas abaixo de 13 graus até a segunda-feira na capital.
Em Belo Horizonte, o frio não assustou as pessoas, mas fez muita gente tirar os agasalhos dos armários.
PARA AQUECER
O pintor Jhony Marques, de 27, também comemorou. “Sou do tipo caseiro e gosto do frio. Agasalho-me e vou para frente da televisão ver bons filmes e os programas que gosto”. A psicóloga Luciana Gama, de 36, concorda com a piada que diz que a melhor terapia para enfrentar o frio é um bom cobertor. “Agasalho bastante. Nessa época nem gosto de sair de casa, principalmente para a hidroginástica. E para aquecer recorro aos caldos, sopas e leite quente. Quando chegar agosto, é voltar a exercitar, pois não tem como perder a forma no inverno”, pontuou.