Os quatro estudantes que estavam perdidos em uma mata de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram encontrados na manhã desta segunda-feira às margens de uma estrada vicinal. As buscas aconteciam desde a noite desse domingo, quando o grupo percebeu que havia perdido a trilha ao voltar do local conhecido como Cachoeira do Índio.
Os jovens, moradores de Belo Horizonte, foram resgatados por guardas municipais de Rio Acima. Segundo o agente Henrique Roberto, os adolescentes, que têm entre 15 e 17 anos, contaram que esperaram amanhecer e encontraram a trilha que dá acesso à estrada do Tangará. Um motociclista que sabia da história pela imprensa passou pelo local, viu o grupo e acionou a Guarda Municipal.
“Os jovens estavam exaustos, mas não tinham ferimentos. Eles não conversaram muito, mas disseram que passaram frio e fome. Eles fizeram uma fogueira para se aquecer até o amanhecer”, conta o guarda Henrique. Segundo o agente, eles ainda contaram que perderam a hora durante o passeio e quando se deram conta já havia escurecido.
O Corpo de Bombeiros também trabalhava na busca aos jovens desde a noite desse domingo. Os jovens usaram um celular para solicitar o resgate e, ao longo da noite, a corporação tentou novos contatos com os estudantes, mas o aparelho usado pelo grupo ficou sem bateria.
O primeiro contato com os bombeiros foi feito às 19h15 desse domingo. Militares começaram as buscas ainda durante a noite, mas não tiveram sucesso. O helicóptero Arcanjo 2 foi acionado na manhã desta segunda-feira e ajudou as quatro equipes que estavam empenhadas nas buscas. Cães farejadores e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participaram da operação.