Conforme uma funcionária da Cemei Sapucaias, o problema acontece desde o ano passado, mas até o momento nenhuma das crianças que frequentam a instituição, com idade média entre três e cinco anos, foram picadas pelos escorpiões. Ainda de acordo com ela, próximo a unidade, que fica na Rua Crisopázio, altura do número 25, existem lotes vagos com entulho e lixo, que propiciam e facilitam a reprodução dos animais.
O Sind-Ute reclama ainda que apesar das inúmeras tentativas de solucionar o caso junto à Prefeitura, o local nunca foi sequer vistoriado por agentes da Zoonoses de Contagem.
Em nota, a prefeitura de Contagem informou que o departamento de Limpeza Urbana notificou, na semana passada, o proprietário do lote ao lado do Cemei a fazer a limpeza, capina e drenagem do terreno e que o prazo termina nesta semana. Caso o proprietário não cumpra a determinação, ele será multado, e o município agendará o serviço e cobrará o valor do dono do lote.
Ainda conforme a prefeitura, uma equipe da zoonose irá à unidade escolar para tomar as medidas necessárias para manter o controle da espécie. Em casos de aparecimento de escorpiões e outras pragas, a população deve acionar a Central de Controle de Zoonoses de Contagem, pelo telefone 3351-3722..