A implantação ainda está na fase inicial e, nesta primeira etapa, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) vai orientar os municípios a aplicarem a metodologia escolhida para gerir a qualidade do ar, de acordo com a Política Nacional de Mobilidade UrbanaJunto com a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Feam vai organizar encontros técnicos para explicar como funciona a metodologia de controle da poluição veicular.
Além dos 11 municípios, qualquer cidade mineira com mais de 20 mil habitantes também poderá aderir ao PCPV e participar dos encontros técnicosCom a adesão das cidades, a intenção é de minimizar a poluição atmosférica no território mineiro, provocada pela emissão de dióxido de carbono, um dos principais causadores do aumento do efeito estufa.
O primeiro passo do plano é fazer a contagem dos veículos que circulam em cada uma das vias da cidadeQuanto maior o número de vias monitoradas, maior será o entendimento sobre a poluição veicular na cidadeCom os dados da contagem dos veículos em mãos, é feito o inventário de poluição.
O levantamento aponta quais tipos de veículos circulam nas vias – leves, pesados ou motosA distinção é necessária porque cada tipo de automóvel possui um fator de emissão diferente, inclusive de acordo com o modelo e ano de fabricaçãoEm seguida, o modelamento vai acrescentar informações sobre a dispersão da poluição em cada uma das viasEnquanto algumas ruas tendem a dissipar os poluentes rapidamente, outras podem ter dificuldade de dispersá-los, o que causa grande concentração de ar poluído, prejudicial à saúde.
Com base nas informações levantadas, as prefeituras podem pensar em soluções para resolver a situação dos trechos mais críticosImplantar meios alternativos de transporte coletivo e reduzir o número de veículos que circulam nos locais são algumas das ações possíveis para controlar a poluição das vias