Os motoristas de vans escolares que haviam feito uma manifestação por Belo Horizonte durante a manhã desta sexta-feira, voltaram a circular nesta tarde em direção á Cidade Administrativa de Minas Gerais. De acordo a BHTrans, a carreta segue pela Avenida Cristiano Machado, o que gera um grande congestionamento no sentido Centro/Bairro.
Mais cedo, cerca de mil motoristas de vans do transporte escolar fizeram um protesto, em Belo Horizonte. Segundo a BHTrans, os veículos estavam estacionados ao redor do estádio do Mineirão, na Pampulha, e de lá seguiram até a Região Central da capital.
De acordo com o Sindicato dos Transportadores Escolares da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sintesc-MG), o protesto é uma ação contra uma proposta do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de padronizar a frota de veículos de escolares no país, implementando a utilização de microônibus.
Além disso, os motoristas constestam a resolução 533 do Contra que exige o uso de cadeirinhas para crianças nos veículos. A categoria observa que não é contrária à norma, porém os motoristas salientam que não existe nenhum modelo do equipamento que permita a fixação em cintos lombares de duas pontas, utilizado nas vans.